NOTÍCIA

O que é e como funciona o Desconto de Duplicatas?


19/02/2019

Primeiramente, vamos explicar o que é uma duplicata: caracteriza-se por ser um documento emitido junto com a Nota Fiscal em uma operação de compra e venda de uma mercadoria ou prestação de um serviço. No referido documento, figuram a data do pagamento e o valor a ser quitado pelo cliente.

Uma vez que a duplicata é um compromisso de crédito que a empresa obtém a partir do cliente, ela pode ser descontada. O desconto de duplicatas, dessa forma, nada mais é do que a coleta antecipada do montante de uma venda a prazo. A operação é realizada por intermédio de uma instituição financeira ou de uma securitizadora, que irá transferir o valor a ser adiantado.

É importante ressaltar que não haverá recebimento do valor integral, uma vez que haverá a dedução das despesas bancárias e a incidência de outros encargos.

Encargos Incidentes no Desconto de duplicatas

Uma vez realizada a operação de Desconto de Duplicatas, a instituição responsável irá fixar as seguintes taxas, que serão descontadas do valor original do título:

  • Taxa de Desconto: juros mensais descontados até o vencimento do documento e tarifas administrativas

Vantagens do desconto de duplicatas

Apesar das taxas citadas acima, o desconto de duplicatas demonstra-se extremamente vantajoso para empresários uma vez que, através dele, eles podem obter os seguintes benefícios:

1. Adiantamento de recebíveis

Imagine a seguinte situação em uma empresa: devido à realização de um evento, os gastos do mês com material acabaram atingindo um valor acima do esperado, prejudicando as finanças e deixando o caixa quase zerado. Para piorar, os fornecedores fazem cobranças constantes, diariamente, para que recebam com urgência.

O pensamento mais comum diante dessas circunstâncias seria apelar para um empréstimo bancário. Entretanto, as taxas de juro nesse caso são altíssimas e a empresa pode acabar entrando num buraco negro de dívidas. Nesse caso, portanto, o desconto de duplicatas poderia ser mais vantajoso financeiramente para a empresa.

2.  Acesso ao capital de giro

Como exposto acima, uma vez realizada a antecipação dos recebíveis (feita através dos descontos de duplicatas), o acesso ao capital de giro é facilitado, permitindo que a empresa pague despesas como contas atrasadas, compra de material, salário de funcionários e colaboradores, entre inúmeros outros custos operacionais do negócio.

3. Otimização do fluxo de caixa

As duplicatas descontadas propiciam a melhoria no fluxo de caixa, que é uma ferramenta imprescindível para o controle financeiro, uma vez que é responsável por registrar todas as movimentações (gastos e receitas) da empresa.

Dessa forma, se por algum motivo a empresa teve um mês ruim e o fluxo de caixa não fecha, as duplicatas descontadas podem ser a solução para esse problema, estabilizando o controle financeiro da empresa.

4. Taxas de juros mais baixas

Como já foi mencionado acima, as taxas de juros cobradas nessa operação são inferiores às que os bancos cobram por empréstimos e financiamentos. É, portanto, uma opção de crédito muito mais vantajosa do que as demais, por cobrar taxas menores e com menos burocracia.

Para concluir, é necessário destacar que o desconto de duplicatas pode ser muito vantajoso para sua empresa, no entanto, como qualquer operação financeira, devem ser levados em conta todos os fatores de risco antes de realizá-la, garantindo que essa estratégia seja mesmo a melhor opção para seu negócio, portanto é importante ter uma empresa de confiança para efetuar tais operações.