NOTÍCIA

ANTECIPAÇÃO DE BOLETOS: UM RECURSO FINANCEIRO ESTRATÉGICO IMEDIATO E EFICIENTE


25/02/2019

Gerenciar o fluxo de caixa é um dos maiores desafios cotidianos dos gestores, principalmente de pequenas e médias empresas. Dessa forma, é necessário buscar soluções rápidas para recuperar o fôlego financeiro de sua empresa, a fim de fazer novos investimentos, repor o estoque, informatizar operações, entre outras ações.

Uma das maneiras de aumentar a reserva do fluxo de caixa, amplamente utilizada no sistema financeiro do país, é a chamada antecipação (ou desconto) de boletos.

E como isso funciona?

A antecipação de boletos nada mais é do que uma operação financeira simples, rápida e sem burocracias, que se destina a antecipar o recebimento de boletos que foram emitidos ao cliente através de uma venda realizada a prazo. Portanto, a instituição financeira ou a securitizadora faz a compra dos boletos, desconta a referida taxa de juros destinada ao pagamento do serviço e paga à vista. Por ocasião do vencimento do boleto, no momento em que ele é liquidado, a cessionária ou instituição financeira detém o valor pago pelo sacado.

Dessa forma, a antecipação de boletos surge como uma boa oportunidade para salvar sua empresa em momentos financeiros críticos.

Antecipação de boletos na prática

Digamos que uma empresa possua um título (boleto) de R$ 1.000,00 para receber daqui a 30 dias, porém seu fluxo de caixa necessita de um “up” para quitar todos os compromissos financeiros do mês. Dessa forma, a empresa escolhe a opção de desconto de boletos para equilibrar suas finanças. Assim, ela pagará uma taxa à instituição financeira ou à securitizadora, fará a compra desse boleto. Após descontadas as taxas, o valor será diretamente transferido para a empresa solicitante. Posteriormente, a instituição que fez a compra do boleto irá contatar diretamente o cliente da empresa e informará sobre a troca de boleto, ficando responsável pela emissão do novo boleto e pela sua cobrança. Uma vez pago pelo cliente, o valor do título será recebido inteiramente pela referida instituição.

Como utilizar a antecipação de boletos com inteligência

Antes de solicitar uma antecipação de boletos, é fundamental que seja feita uma análise de crédito uma vez que, apenas através desse passo, a instituição aprovará a realização da operação. Dessa forma, caso a empresa solicitante ou o cliente não possuam bons históricos (casos de inadimplência, por exemplo), será extremamente difícil proceder com a realização do desconto de boletos.

É importante mencionar que essa operação estratégica não deve tornar-se habitual, uma vez que existem taxas descontadas do valor total.

Entretanto, caso a empresa necessite fazer disso uma prática, a melhor forma de evitar prejuízos é adicionando o valor extra ao custo das mercadorias ou serviços, a fim de ajustar o preço de venda final.

Portanto, assim como qualquer outra operação financeira, o empreendedor deve estar com seu histórico limpo e com seu planejamento estratégico em dia, a fim de utilizar esses recursos de antecipação de forma prudente e correta, garantindo o gerenciamento adequado de seu fluxo de caixa e o crescimento de seu negócio.

Fale com um especialista da Armor Cred e saiba mais sobre os recursos que podem ser usados.